O que fazer na ilha de Mosqueiro

Fim de tarde na praia do Marahú
Eu estava procurando um motivo para postar esta foto (acima), que fiz durante um passeio despretensioso pela ilha de Mosqueiro no último fim de semana. Daí lembrei que tenho algumas dicas que posso reforçar e que vocês podem fazer na bucólica. Roteiros que vão além da tapiocaria e do banho de praia de rio. Todos feitos depois que você atravessa a ponte para Mosqueiro, pois antes dela tem uns e outros balneários muito legais - alguns até já sugeri aqui no blog. Cliquem nos links dos nomes dos lugares para ter acesso as informações. Ah! Não está nesta lista o filé de filhote a milanesa no restaurante Lambretta (praia do Chapéu Virado), que é o melhor da ilha - na minha opinião - e também indico.

1. Resort D'Lira
A primeira sugestão fica depois da ponte a caminho da ilha. O Resort D'Lira é uma boa opção para quem quer fugir das aglomerações e tirar um cochilo num redário climatizado, depois do almoço. O espaço passou por umas melhorias depois da publicação aqui no blog, garanto que vão gostar. Para quem vai passar o fim de semana na ilha, o ideal é fazer uma escala lá na ida ou na volta.

2. Sítio Pratiquara
Este é um dos melhores roteiros que posso sugerir e que, por incrível que pareça, poucas pessoas conhecem. O sítio Pratiquara é para quem curte uma aventura com trilhas e passeios de barco. O restaurante fica às margens do rio Pratiquara e foi construído sobre uma balsa feita com garrafas pet. O carro-chefe do cardápio é o peixe.

3. A unha de caranguejo
Esta dica é para quem quer apreciar uma boa iguaria. A unha de caranguejo do Jurubeba é uma das experiências gastronômicas mais deliciosas a se fazer na ilha de Mosqueiro. O valor é um pouco salgado, mas vale a pena!

4. Esportes de aventura
Esta foi a primeira dica sobre Mosqueiro que escrevi aqui no blog. A ilha tem um potencial enorme para o turismo de aventura e para quem quer praticar SUP ou aproveitar o lugar com um pouco de adrenalina não pode deixar de conferir esta sugestão. Quem for fazer o stand up padle, me chama que vou junto!

5. O canto do sabiá
Esta quinta dica é a mais barata de todas. Gratuita, na verdade. É mais para quem quer fazer umas boas fotos e viajar pela arquitetura histórica que ainda se mantém em pé na ilha. O canto do Sabiá fica a caminho da vila, as fotos por lá rendem bastante no fim da tarde, antes do cafézinho com tapioca na Vila.

Tem uma sexta dica, porém não tenho certeza se ainda está valendo. Em todo o caso, quem gosta de uma boa MPB e uns bons drinks, passe no Portal, ali ao lado da praia do Areião. Espero que o estabelecimento ainda esteja aberto. Só estive lá uma vez.

Comentários