Rio Arapiuns: O paraíso azul de Santarém

Praia de Ponta Grossa, rio Arapiuns. Santarém-PA (Foto: @leafar51)
Seguindo com o diário de bordo sobre as curtas férias em Santarém, convido vocês a conhecerem as belas praias e comunidades tradicionais banhadas pelo rio Arapiuns, que fica em frente a cidade. Com destaque para a as praias de Ponta Grande e Icuxi, sendo esta última um pedaço do céu e onde se pode contemplar o por do sol. Este é um passeio de barco que real e verdadeiramente vale - e muito - fazer. Esta região, que consiste numa área e reserva ambiental, pode ser considerada o "paraíso azul" de Santarém. Isto porque as águas do rio Arapiuns tem uma coloração azulada e deságua no rio Tapajós (que tem uma água esverdeada). O encontro dessas águas é um espetáculo pouco conhecido e que pode passar despercebido aos nossos olhos, já que estamos acostumados a ver e ouvir falar mais sobre o encontro das águas do Rio Amazonas (barrento) com o Rio Tapajós em frente a cidade. Infelizmente tenho poucas fotos desse passeio e as imagens publicadas neste post são do @leafar51.
Quem leu a postagem anterior - sobre a alta temporada em Santarém - deve lembrar que recomendei cautela na hora de escolher um passeio de barco - principalmente nas proximidades de Alter do Chão. Não estou dizendo que não deve ser feito, isso varia de grupo para grupo, pessoa para pessoa, e a economia local também precisa girar. Mas como consumidor viajante - que sempre disponho de poucos recursos - não achei vantajoso pagar 200 reais por pessoa para fazer um roteiro (passeio de barco) por praias nas quais já tinha conhecido seguindo de carro e que saiu por um preço em conta. Penso que é importante que os barqueiros revejam os pacotes e serviços que oferecem ao turista - mesmo àqueles que vem cheio de "dólar ou euro" (maior público de turista que visitam Alter não são brasileiros).
O passeio de barco que fiz foi o interpraias, promovido pela Gledson Turismo. A priori, os perfis da empresa nas redes sociais dizem bem pouco, mas tem um ótimo serviço. Pagamos 150 reais por pessoa e a alimentação estava incluso (almoço e lanche). A viagem partiu do Iate Clube de Santarém, às 9h e retornamos, após o por do sol. Uma viagem sensacional e confortável. A lancha tem dois ambientes, um deles climatizado.

Ponta Grande
Vale dizer que o roteiro praticamente foi o mesmo que a equipe do Globo Repórter fez quando esteve em Santarém. A primeira parada foi na praia de Ponta Grande, distante a cerca de uma hora e meia. Antes de chegar lá, a gente cruza o encontro das águas do Arapiuns com o Tapajós e percebe a mudança da coloração das águas. A viagem é bem divertida. O Gil, proprietário da empresa, coloca músicas de todas as regiões do Brasil e faz uma apresentação dos grupos que estão no passeio. Logo se forma um grupo único, heterogêneo e de sotaques peculiares. A praia é uma faixa de areia que aparece com a baixa do rio Arapiuns. Uma formação que lembra uma "miniatura" de Alter do Chão, mas sem barracas, restaurantes ou qualquer estrutura do tipo.
É só Deus e a natureza incrível que Ele desenhou para nos encantar. É impossível não prometer. Impossível também não se sentir maravilhado e renovado diante de tamanha beleza.
A equipe do barco monta uma tenda e sombrinhas de praia, para garantir o abrigo dos viajantes.

Comunidade tradicional - Coroca
Infelizmente perdi as imagens que fiz na Vila de Coroca, uma comunidade tradicional que aprendeu com os índios Arapiuns inúmeros saberes que os tornam parte da floresta e dos rios. É lá que tem um projeto de preservação e estudo dos quelônios e também da produção de mel, cuja comercialização ajuda na renda da comunidade. O passeio até o centro/lago onde ficam os quelônios custa 20 reais. O mesmo valor também para quem vai até o centro onde ficam as abelhas que produzem o mel.
Curiosidade: Moradores locais comentaram que há dois anos foram visitados por objetos voadores não identificados que incidiam uma luz sobre eles. Algo parecido com o fenômeno "Chupa-Chupa", em Colares-PA, mas sem um ataque agressivo ou de pessoas que tenham morrido em decorrência da luz. Para quem curte uma aventura ufológica, taí um bom lugar para conhecer.
A viagem na proa da lancha é privilegiada. Ao fundo, naquela ilha, fica a comunidade de Coroca. 

Ponta do Icuxi
Por do sol na Ponta do Icuxi, em Santarém-PA. (foto: Denilson d'Almeida) 
Destaco duas imagens da praia de Ponta do Icuxi para vocês. A primeira, é claro, foi do por do sol que contemplei no local. Gente" Infelizmente a câmera do celular não retrata a energia que é estar neste lugar no final da tarde e ver aquela bola vermelha de sol descer o horizonte deixando o céu pintado de dourado e azul. A chegada lá, é literalmente para testemunhar (ver, prestigiar... Como você preferi dizer) este espetáculo da natureza. A priori, o lugar lembra bastante a praia de Ponta Grossa, mas conta com uma vegetação na areia. Por sinal, até o verde das folhas ali é diferente. É mais vivo! Piscinas naturais se formam na faixa de areia e devido as temperaturas, mantém uma água morna. Não é um mergulho refrescante, mas é relaxante. É só você e a natureza.
A outra imagem, é um recorte do vídeo que o @leafar51 fez com o drone. São poucos segundos de muita beleza que merece ser vivida, preservada.

Comentários