Balneário Águas Verdes entrou para o mapa do turismo

Gente! A dica de hoje no blog nem estava no mapa! Acredite. Há pouco fiz a inserção no Google Maps e estou aguardando a aprovação. Em todo caso, já compartilho o roteiro com você, que curte um mergulho numa piscina natural, com água cristalina e refrescante. O nome do lugar, inclusive, tem tudo a ver com o que ele é: BALNEÁRIO ÁGUAS VERDES. Essa dica eu encontrei inicialmente no perfil @marapanimpara, que divulga as belezas da 'Terra do Carimbó", distante a 154 Km de Belém-PA. Apesar de o perfil ser "Marapanim", o lugar próximo a uma vila rural no município de Curuçá.
Sobre o lugar só digo que: Quero voltar lá mais vezes - e sempre que possível. Tive a sorte de ir em um dia que não havia ninguém e esse paraíso ficou inteiro para mim! É uma propriedade privada e a entrada é paga (5 reais por pessoa). É permitido levar alimentos, mas não bebidas aalcoólicas - os proprietários pedem a consumação  no bar. Tem um campo para futebol e um bosque que rende lindas fotos.
O Águas verdes fica na estrada que leva até a comunidade de Caratareua, cujo acesso é pela rodovia PA-318. Uma placa do tamanho de um outdoor indica esse ramal (fica do lado esquerdo para quem viaja no sentido Castanhal/Marapanim). Mas, atenção, quem vem no sentido contrário (Marapanim/Castanhal) não tem placa indicando ou qualquer outra sinalização.
Depois de entrar nesse ramal você vai passar por um vilarejo, acho que o nome é Simoa. O balneário é logo depois. Olhem as figuras no final desta publicação para se localizar. Dependendo da operadora, não pega sinal de internet e celular. Acho que só Vivo ou Claro funcionam por ali Não tenho certeza. A viagem é melhor para quem tem carro ou motoclicleta. Não existe transporte coletivo que passe por ali. Quem não tem veículo particular, sugiro negociar com algum táxi lotação ou mototaxista de Marapanim ou de Curuçá. Não sei os valores, nem tenho contatos, e ao pedir a corrida, agende o horário da volta.
Quem mora na região conhece o espaço como o balneário do seu Lazyr (ou Lazir). O terreno é grande e o igarapé pequeno. Portanto, se você quer um passeio sossegado a dica é ir pela manhã, pois a maioria dos frequentadores costumam ir durante tarde e, principalmente, aos domingos.
Uma coisa que me prendeu a atenção foi o fogão de barro que tem por lá. É nele, inclusive, que os caseiros preparam as refeições. Eu gosto destes elementos rústicos. Particularmente, lembram os lugares que conheci durante a infância. Há quem diga que a comida preparada nestes fogões tem mais sabor - e eu acredito.
Eu procurei a localização do balneário no GPS e não encontrei. As que estão no Instagram não batem exatamente com o endereço. Puxei o Google Maps e inseri a localização. Enquanto a plataforma avalia o "check in", compartilho estes recortes para te ajudar a chegar lá.

Como quem brinca no "paint" marquei a estrada. Ajuda a ter uma noção de como chegar. Em azul o caminho a ser percorrido no ramal. Na círculo laranja superior, a localização do balneário. No inferior, o ponto onde a gente dobra na PA-318 (ver figura abaixo).

Rama de acesso a Caratateua, na rodovia PA-318.

Comentários