Tem piscina natural na periferia, sim!

Foto: Denilson Barreto
Gostar de viajar como "mochileiro" é despir-se de preconceitos, embarcar em aventuras que trarão as melhores experiências e que nos farão mudar qualquer conceito sobre determinados lugares. Todo lugar, seja qual for, apresentam algo muito bom para conhecermos. O balneário Paraíso da Família - o antigo 'Olho d´água' - é um deles. O clube fica numa área limite entre o conjunto Paar e o bairro do Curuçambá, na periferia de Ananindeua-PA. Gente, uma piscina natural pertinho da minha casa e dentro da área urbana da Região Metropolitana de Belém! Água verde, cristalina, geladinha e corrente. Um mergulho e a gente relaxa a alma. O espaço funciona de sexta-feira a segunda-feira. A entrada custa 10 reais. Comida bem temperada e relativamente barata. O prato feito (PF) custa 25 reais - o peixe frito é de derreter na boca. Dependendo da fome, serve duas pessoas.
Apesar de aventureiro, preso por ambientes sem aglomerações (independente deste período de pandemia que estamos passando). Quando recebi a foto do lugar e o endereço imaginei que deveria lotar. E lota mesmo!
A minha estratégia foi ir cedo, logo pela manhã, para voltar depois do almoço. A experiência por esses balneários me fizeram perceber que quando ficam muito perto das áreas urbanas, o público costuma chegar depois do almoço - até para economizar, talvez. O Paraíso da Família não foge a essa "regra". Passou das 13h, a galera chega em peso.
O que me chamou a atenção é que mesmo no horário em que o lago ficou lotado a água não ficou suja. O movimento de banhistas não levantou sedimentos (areia) e água continuou verdinha, transparente. Não sei em dias de chuva, talvez fique turva.
Uma informação valiosa para quem não tem carro e anda de ônibus: O balneário é relativamente perto do final da linha do 'Cidade Nova 6 / Pres. Vargas' e 'Maguari', ambos no final do canteiro central do Paar. O Paraíso da Família fica por trás do Hospital Santa Maria, da para ir andando do final da linha para lá. Creio que a caminhada dê uns 15 minutos.
Quem tiver carro, o balneário tem estacionamento próprio. Liga o GPS e te manda.
Outro atrativo por lá é o campo de futebol - para quem curte o esporte.
Ah! O atendimento lá deixa a desejar. Digo isso na expectativa de que o serviço melhore e os proprietários treinem os garçons. O que me atendeu estava "perdido". Demorava, esquecia os pedidos e levou quase meia hora para trazer a conta.

Comentários