Renda-se à 'Cachoeira do Apolônio'

Conheci este roteiro por um acaso, mas compartilho ele com vocês com a maior satisfação. Afinal, nestes dias quentes que o verão amazônico tem nos proporcionado um mergulho num igarapé com águas geladinhas e correnteza forte é, sem dúvidas, a melhor pedida. Refresca até a alma - eu diria!
Então, a Cachoeira do Apolônio fica no município de São Miguel do Guamá, na região nordeste paraense. A viagem de carro entre Belém e a cidade dura cerca de duas horas, dependendo do trânsito nas BRs 316 e 010. Apesar do nome ser cachoeira você não vai encontrar grandes quedas d'água por lá. Trata-se de um rio cujo solo ou fundo é formado por rochas e que proporcionam um cenário incrível que a gente primeiro contempla, depois desfruta. É possível fazer pequenas trilhas por lá também.
O balneário funciona de domingo a domingo, sendo que nos dias de segunda-feira e domingo são os que mais dão lotados. Para quem não gosta de locais lotados, é bom chegar cedo. O público costuma chegar,em massa, a partir das 14h. A entrada é paga - no dia em que eu fui custava 10 reais por pessoa.
O restaurante tem um ótimo tempero. O carro-chefe do cardápio é a caldeirada de galinha caipira e a farofa de charque, este último eu provei e é uma delícia mesmo.
Fiquei lá por pouco tempo. Apenas parei para almoçar e tomar um banho enquanto aguardava o peixinho frito. Espero voltar em breve para desfrutar melhor deste espaço.

Comentários