Aventura pela natureza da "selva de pedras"

Lago da Mariana, Parque do Utinga. (Belém/PA)

Olha que eu demorei para conhecer o Parque do Utinga, em Belém. Detalhe que passo em frente quase todos os dias. Mas, às vezes, penso que este é o mal de quem mora nas grandes cidades - não conhecer o próprio lugar onde mora. Gente, que lugar incrível e de boa energia. Uma área verde em meio a "selva de pedras" que se tornou a cidade, e que guarda um pouco do muito que é a fauna e a flora da Amazônia - isto sem falas nos olhos d'água que refrescam a alma e dão ainda mais vida ao passeio. A maioria dos visitantes (ou frequentadores) são pessoas interessadas em praticar atividades físicas ao ar livre. No entanto, as melhores trilhas e aventuras não são abertas ao público. É preciso pagar por elas, mas o investimento até que vale. Preços justos, acessíveis e a equipe de guias e atendentes bem treinados.
Trilha no Parque do Utinga (foto: @amazonia_aventura)
A convite da Amazônia Aventura, fiz o "Circuito Mapinguari", que naquela ocasião foi formado por oito trilhas e mais passeios de rapel e tirolesa. Todo o circuito teve aproximadamente 5 Km - a maioria dele percorrido dentro da mata, por isso fazer a caminhada com calça, camisa de manga comprida é essencial. Não se pode esquecer do repelente (para quem prefere usar) e um tênis (saiba que em alguns trechos terá de meter os pés na lama).
Foi uma manhã de muito de contato com a natureza e aprendizado sobre botânica, curiosidades sobre lendas e mitos. Trilhas com o nome curioso, como a da "Mulher fogosa". Também se aprende um pouco sobre os lagos Bolonha e Água Preta que abastecem Belém e Região Metropolitana.
O rapel (infelizmente não salvei o vídeo que fiz) e a tirolesa no final da trilha é para dar um pouco de adrenalina e fechar o circuito com a vontade de fazer outras trilhas.
O mergulho nas águas frias do lago da Mariana foi a apoteose do passeio. De fato, é a trilha mais esperada, afinal, mergulhar numa pequena piscina de água natural e cristalina é de lavar a alma e renovar as energias.

Galera na trilha que leva as pteridófitas (samambaias)
Clique aqui para saber mais sobre o parque - como funcionamento, localização.

Comentários