É como eu digo sempre: Não se deve dizer, jamais, que determinados lugares por mais rústicos, distantes ou simples que sejam não são "o fim do mundo". Tampouco devemos comentar "não tem nada lá". No ultimo final de semana, conheci o balneário "Meu xodó", uma piscina de água natural - águas cristalinas e esverdeadas em Santa Bárbara do Pará. Gente, é mais um paraíso na Região Metropolitana de Belém que poucas pessoas conhecem! Uma dica bem bacana de passeio que dá para fazer em um dia. Lá funciona um pequeno restaurante, mas não posso falar nada sobre o cardápio porque não comi nada, nem bebi nada. Li na placa que servem açaí com peixe, fica essa dica. A entrada no Xodó não é gratuita, quando estive lá paguei 2 reais (preço cobrado por pessoa).
![]() |
Foto: Rafael Nascimento (@leafar51) |
Bem, esta piscina natural fica no Km 12 do ramal (ou estrada) do Genipaúba, na rodovia PA-391 (estrada de acesso a Mosqueiro). O trevo desse ramal fica logo após a comunidade do Pau D'Arco e é uma via bem pavimentada, sinalizada e de trânsito tranquilo. A distância do trevo da PA até lá é de 12 Km [sim, medimos a distância no velocímetro do carro]. Uma placa simples (no lado esquerdo) indica BALNEÁRIO MEU XODÓ a 500 METROS. Pode dobrar lá que chega no paraíso. Este curto trecho é e terra/piçarra.
Pelo menos, ontem, quando estive lá havia pouca gente - e olha que era domingo! O público começou a chegar depois do almoço, por volta de 15h, e pelo que deu para perceber é que são moradores de vilarejos próximos.
O balneário Meu Xodó, em si, é um grande lago natural, cujos proprietários dividiram em três grandes piscinas de águas cristalinas e refrescantes. Como estamos num período chuvoso, as águas tendem a ficar turvas - é importante ressaltar isso! As divisões destas piscinas são por pontes (caminhos) de madeira na altura da superfície da água que nos deixam com a sensação de caminhar por cima do paraíso. Ah! Os proprietários mantém o local bem limpo. Não observei nenhum resíduo ou qualquer outro lixo na vegetação que cerca o lago, muito menos na água.
Portanto, quem for lá ou a qualquer outro lugar tem o dever moral de cuidar do próprio lixo que produzir!
Espero voltar lá mais vezes e conhecer as trilhas que tem na mata. Observei alguns caminhos, mas não segui nenhum deles.
![]() |
Pequenas pontes dividem o lago em piscinas naturais. Foto: Rafael Nascimento (@leafar51) |
Onde mochilar por Mosqueiro e lugares próximos a ilha:
Resort D'Lira, na comunidade Bacabeira
O Portal, na praia do Areião na Vila.
O restaurante ecológico no rio Pratiquara
Bar molhado Fazendinha, em Santa Bárbara do Pará
E ainda: O turismo de aventura na Ilha de Mosqueiro.
Comentários
Postar um comentário