Praia do Tucunaré em Marabá (PA)

Praia do Tucunaré, Marabá-PA (foto: Márcio Ferreira/Agência Pará)
Estive em Marabá uma única vez e fui a trabalho. Logo não deu para desfrutar das maravilha que a cidade apresenta. Me hospedei próximo a orla, era mês de junho, e da janela já conseguia avistar a praia do Tucunaré, mas não deu para ir até lá. Compartilho com vocês a matéria que escrevi para o projeto NA ESTRADA 2018, do jornal Diário do Pará. Nela tem dicas de passeios pela cidade. As fotos são do Márcio Ferreira/Agência Pará.
A partir do mês de julho, fica aberta oficialmente a temporada de verão em Marabá, no sul do Pará. Isto porque com a seca do rio Tocantins extensões de bancos de areia formam ilhotas e praias em frente à cidade e nas localidades vizinhas. O cenário é paradisíaco e atrai turistas de várias partes do Brasil que querem se refrescar nas águas do rio Tocantins.
Marabá fica distante cerca de 8 horas de Belém para quem segue pela Alça Viária. A viagem pode ser um pouco cansativa, mas permite o turista a conhecer e passar por diversas outras localidades paraenses. Geralmente quem sai no início da manhã para Marabá, costuma almoçar em Moju. De lá até Marabá a paisagem é composta de florestas e rios, plantações e cultivos de dendê e eucalipto. A viagem de Belém para Marabá também pode ser feita de avião, num intervalo de tempo menor que uma hora.
Orla de Marabá (foto: Márcio Ferreira/Agência Pará)
A praia mais frequentada de Marabá é a do Tucunaré que fica de frente para a orla da cidade. A travessia é feita em pequenas embarcações de pescadores e ribeirinhos. O valor da travessia custa cerca de 5 reais por pessoa. Para quem já esteve nesta praia sabe que a natureza é generosa naquela região que tem um dos verões mais bonitos do Pará.
A praia só aparece durante esta estação do ano, ou seja, entre os meses de julho a novembro, quando o volume do rio baixa entorno de 5 metros. A praia do Tucunaré se forma entre as duas margens do rio Tocantins, que possui águas calmas e sem ondas. No mês de julho ocorrem show e festas em estilos “lual”.
Outra opção de lazer é um passeio de barco pelo rio Tocantins em direção a região de Taboca, onde restaurantes servem pratos típicos da região. O passeio ainda permite ao turista a conhecer outras praias como a de Bela Vista e do Geladinho.
(foto: Márcio Ferreira/Agência Pará)

Comentários