Piscinas naturais "escondidas" no Marajó


Balneário José Craveiro, em Salvaterra-PA,no Marajó. (Foto: Denilson Barreto)
Piscinas naturais de água cristalina, esverdeada e bem geladinha. Paraísos pouco conhecidos (ainda bem!) na cidade de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, confirmam a beleza da região e o muito que a natureza nos revela e proporciona. Neste segundo final de semana de agosto, conheci o balneário José Craveiro e ainda estou contagiado com a beleza do lugar. De início, é importante frisar que o igarapé fica numa propriedade particular e não é aberto aberto ao público - sendo necessário, portanto, a autorização dos proprietários para entrar.
Esta propriedade está localizada no bairro Nova Colônia e o acesso é por uma trilha, que em alguns trechos é cercada por vegetação nativa. Não é difícil encontrá-la. Na cerca de arame farpado placas informam que se trata de uma área particular. A princípio a gente tem a impressão de que pode ser de uma fazenda, mas não há naquele trecho percorrido algum indicativo de trabalhos de agricultura e pecuária. Podemos considerar que se trate de um sítio.
Eu fui até o balneário de bicicleta e a pedalada do centro de Salvaterra até lá durou entre 15 a 20 minutos. Cortamos o bairro da Nova Colônia - área que agora está recendo algum tipo de infraestrutura de pavimentação. a maioria das vias ainda é de piçarra. As casas ainda estão na fase final de construção - poucas já estão prontas.
Pedalada até o balneário
O balneário José Craveiro geralmente é alugado para a realização de eventos (almoços, confraternizações, aniversários). Não tenho informações se, quando não há eventos, costuma-se cobrar ingressos. Não lembro de ter visto nenhuma placa informando sobre a cobrança de entrada. Há uma estrutura rústica de barracas cobertas de palha, com mesas para um grande banquete. Um mirante foi construído numa das margens do igarapé e a aventura fica mais completa com dois balanços sobre o igarapé. As cordas estão amarradas no galho de uma árvore
VAI UMA DICA IMPORTANTE!
Neste segundo semestre, quando acontece o período de estiagem (poucas chuvas) na região, o igarapé tende a secar. Portanto, quem quer conhecer o lugar tem que se apressar ou aguardar o próximo período de chuvas. Eu tiver sorte! Ainda consegui ir num dia em que o nível da água estava excelente para o mergulho.

Comentários

  1. Lindo Denilson, sera que conseguimos ter essa mesma sorte de conhecer o balneario com a permissão do proprietario? 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim. Infelizmente não tenho o contato do dono. Uma amiga que pediu autorização .

      Excluir

Postar um comentário