Série Marajó: O mochila chega a Joanes

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário/paisagem chuvosa

(Foto: Denilson d'Almeida)
Joanes é distrito de Salvaterra. Uma vila incrivelmente linda e tranquila! A história do lugar começa no século 18 quando os jesuítas vieram para a região e ergueram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Hoje, as ruínas desta construção consiste no principal ponto turístico da vila e fica ao lado do farol e da atual igreja que recebe o mesmo nome. Dizem que é o ponto mais alto de Salvaterra. Infelizmente o farol não funciona mais. Moradores vizinhos as ruínas comentam que os padres que morreram por ali no século XVIII fazem "visagem" pelo local. Eu não vi nada, nem senti nada. Mas já que o povo diz... Não quis confirmar, né?
Em relação a praia, banhe-se a vontade e se deslumbre com a paisagem. Se optar por tomar banho para o lado esquerdo de quem chega a praia, próximo de onde os pescadores ancoram suas embarcações, tome cuidado com os animais marinhos (água viva). Para o outro lado o mergulho é mais tranquilo. É como se a praia tivesse dois ecossistemas.
Praia de Joanes
São poucos os restaurantes e peixarias ao longo da areia. Se escolher ficar no restaurante do Jacaré, sugiro o PEIXE A DELICIA, quando estive lá (fora da alta temporada) o prato custava 42 reais e dá para servir até 3 pessoas - talvez 4 dependendo da fome da galera. Eu estava com tanta fome que não deu tempo de fotografar o prato.
Fora da alta temporada, a tranquilidade reina soberana em Joanes. Sem festas, a comunidade se recolhe cedo. O "point" acaba sendo uma pizzaria. Tem preços baixos e são deliciosas.
Mas nada disso vai importar se você for fazer um lual na beira da praia - que por sinal é onde o sinal da operadoras de celular melhor funciona.
Antigo farol de Joanes
Existem várias pousadas, a mais conhecida é a Ventania, que tem uma ótima localização e uma estrutura/arquitetura bonita e aconchegante. Não pesquisei sobre valores de diárias, mas o cardápio do restaurante da pousada tem valores "salgados". A comida é gostosa! Mas se for com pouca grana, é bom procurar outros locais.
Na vila tem um ônibus que faz a linha Joanes/Salvaterra,mas fora de alta temporada ele não funciona aos sábados e domingos. Uma pena! No entanto, isso acaba deixando o lugar com uma atmosfera mais rústica e local para quem busca sossego.



Um brinde dedicado a você, quando for a Joanes.

Comentários