O frito do vaqueiro está servido

Frito do vaqueiro sendo preparado no fogão a lenha (Foto: Denilson d'Almeida)

O Marajó também é bem rico no que se refere a culinária. No geral, a região possui pratos exóticos e de sabores bem fortes que na pratica definem muito sobre a dieta e a cultura do marajoara. com destaque para queijo de búfala, o frito do vaqueiro marajoara e também o turu, muito apreciado na região. O peixe também está presente na culinária local, em especial o “tamoatá" que é preparado com tucupí, em Santa Cruz do Arari.
Em Cachoeira do Arari, o frito do vaqueiro marajoara faz parte da dieta dos moradores da cidade desde o café da manhã. A história deste prato está relacionada a cultura dos vaqueiros que andavam pelos campos levando apenas o necessário. As esposas dele mulheres preparavam o prato com a carne do búfalo, picavam e cozinhavam, no calor fraco da lenha, por longas horas, usando como tempero apenas o sal.
frito fica pronto quando a água seca e só resta na panela o óleo que se solta da carne e serve para dourar a carne. Os vaqueiros levavam a preparação em lata, mergulhada na própria gordura. Na hora de comer, bastava aquecer e juntar um bocado de farinha para tornar o prato algo substancioso.

Mochilando...
Eu já tinha conhecido o "frito do vaqueiro" numa outra viagem que fiz ao Marajó. Ressalto que para quem for a região e tiver interesse em experimentar, o prato é mais consumido em Cachoeira do Arari. Foi lá que conheci  a dona Davina, mas devido a correria só tive a oportunidade de conversar com ela por uns 10 minutos ou menos. Simpática e tímida, me recebeu de braços abertos em sua casa, onde também funciona um restaurante que serve o frito. A casa fica logo atrás do Museu do Marajó.
A priori o prato não é de se comer com os olhos, e geralmente é servido como uma espécie de farofa.
A dona Davina Nunes preparando o frito do vaqueiro, em Cachoeira do Arari.

Queijo de búfala ou queijo do Marajó
Já escrevi sobre o queijo de búfala em outra postagem. Recomendo a leitura sobre essa delícia.
Clique aqui e confira!

Comentários