![]() |
Imagem extraída da internet |
Foi uma experiência única, renovadora. De fato a gente sai encantado desta trilha”, descreveu a turismóloga Nayara Salgado, 31, depois de fazer o passeio pela Floresta Encantada, em Santarém. Este passeio, na verdade, é uma trilha que se faz de canoa pelo Lago Verde seguindo da comunidade do Caranazal até a Vila de Alter do Chão ou vice-versa.
Durante o período das chuvas, o nível das águas alcança a altura da copa das árvores, por isso o caminho só pode ser percorrido de canoa ou pequenas embarcações – a pedida sempre é de canoa a remo para que se possa contemplar o silêncio do lugar e contemplar a natureza.
O passeio pela floresta encantada em Santarém é um dos maiores atrativos para o ecoturismo da região do Baixo Tocantins durante o período em que as praias de Alter do Chão também estão submersas devido as chuvas. Milhares de pessoas fazem esta trilha todos os anos.
O percurso mede aproximadamente 3 quilômetros, percorrido em pouco mais de uma hora, em meio a um cenário paradisíaco e exuberante. Garças, gaiavotas, orquídeas e outras espécies da fauna e da flora acompanham os aventureiros que seguem sobre as águas. “Não dá vontade de sair. Entendi porque os antigos batizaram essa trilha de passeio pela floresta encantada”, frisou Nayara.
Os guias do passeio geralmente são os moradores e catraieiros da comunidade do Caranazal que e acompanham os turistas mostrando as belezas do lugar, enquanto narram suas histórias, lendas, mitos e curiosidades sobre a região. Daí a preferência pelo passeio ser feito de canoa – e não em pequenas embarcações motorizadas – porque o silêncio e a calmaria das águas ajudam os aventureiros a entrar em sintonia com a floresta, sentir a magia do lugar.
O melhor período para fazer este passeio é de fevereiro a julho.
Comentários
Postar um comentário