A tradição de celebrar o dia de São Cosme e Damião distribuindo bombons para a garotada ganhará uma roupagem especial este ano. Isto porque no conjunto Paar, em Ananindeua, as guloseimas serão entregues por super-heróis que nos gibis ou nas telinhas mechem com o imaginário das crianças. Sim, a festa dos santos gêmeos terão os mesmos aspectos de uma tradicional festa de aniversário infantil, onde adultos – e até mesmo as crianças – podem se fantasiar com o herói a quem estimam. O “Homem Aranha” já confirmou presença, por exemplo. Junto a ele, também os “Vingadores” que ajudarão a cortar o bolo de aniversário preparado para a ocasião. Cerca de 1200 crianças devem participar do evento.
A proposta de tornar a distribuição dos doces uma grande festa infantil foi da mãe Layoci, que ressalta que o dia de São Cosme e Damião sempre representou uma festa de crianças e para as crianças. “É um momento em que até os adultos entram em sintonia com a criança interior existe dentro de cada um. Quem, durante a infância, nunca correu atrás de bombons neste dia?”, comentou.
No ano passado, 1.050 meninos e meninas passaram pela casa da mãe Layoci para pegar bom bons e participar das brincadeiras. “Este ano estimamos um público de 1.200 crianças. Virão pessoas de outras cidades participar. Para nós é um momento de celebrar o amor e a alegria”, antecipou.
Os preparativos para a festa começaram desde o início da semana com confecção dos kits de doces e arrumação do salão, que também receberá uma decoração temática. Pelo menos 25 voluntários participam da preparação da festa.
No catolicismo, São Cosme e Damião são considerados os santos protetores dos médicos e farmacêuticos, uma vez que foram médicos e exerciam a profissão gratuitamente. Por serem cristãos, foram perseguidos e mortos pelo imperador romano Diocleciano. Entre as religiões afrobrasileiras, São Cosme e Damião também são cultuados e reconhecidos como crianças (“erês”).
Local: Rua da Orta, s/nº. Conjunto PAAR. (Seguindo pela Av. Independência, no sentido Belém-Ananindeua, é a quarta rua depois do Hospital Santa Maria. Dobra à esquerda. Tem uma oficina mecânica bem na esquina.)
Comentários
Postar um comentário