Foto: Celso Rodrigues (Diário do Pará) |
Um mar de gente tomou conta da Praia Grande, em Outeiro, ontem a noite, durante o Festival de Iemanjá. A programação começou ainda na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, onde um ritual ecumênico foi celebrado. Na ocasião, umbandistas e católicos também manifestaram a devoção em Nossa Senhora da Conceição – cujo dia é celebrado, hoje, em todo o Brasil. Em seguida, uma carreata conduziu as imagens de Iemanjá e de Nossa Senhora até a ilha de Outeiro, local da apoteose do festival. De acordo com os organizadores do evento, cerca de 50 mil pessoas eram esperadas para a festa da Rainha do Mar. Uma tradição que, em 2014, completou 41 anos e foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, por meio da lei nº 7.883/14.
“O Festival de Iemanjá, agora passa a fazer parte do calendário oficial do Estado, em virtude de ter se tornado Patrimônio Imaterial. Isso irá fazer com quem o evento cresça ainda mais a partir dos próximos anos”, ressaltou Itacy Domingues, coordenador geral da festa.
Pelo menos 40 terreiros de umbanda e Mina Nagô de várias cidades se inscreveram para participar do festival este ano. Os pais e mães de santo se vestiram de azul e branco, cores representam a Rainha do Mar, como forma de prestar homenagem a orixá. Eles começaram a chegar a Aldeia Amazônica no início da noite.
Quando a imagem de Iemanjá chegou a Aldeia Amazônica um grande circulo foi feito e os umbandistas entoaram seus cânticos e doutrinas. Os tambores rumavam o batuque de uma grande festa e de alegria.
O padre Manoel rezou um Pai Nosso e ressaltou que o Festival de Iemanjá e a devoção em Nossa Senhora da Conceição são manifestações que levam o povo para mais perto de Deus. Em seguida, deu-se início a abertura dos trabalhos para o Festival de Iemanjá.
No total, 16 ônibus acompanharam a carreata até Outeiro, levando os pais e mães de santos com suas oferendas para a Rainha do Mar. A previsão era de que a procissão chegasse à Praia Grande por volta das 22h30, onde foram apresentados os terreiros que se inscreveram para o festival. A imagem foi colocada em uma embarcação e conduzida até uma certa distância para que as oferendas fossem entregues.
Comentários
Postar um comentário