Há exatamente um ano eu vivia a maior experiência da minha vida, acompanhei a Trasladação, procissão que antecede o Círio de Nazaré, na corda. Hoje, relembro este momento emocionante e entendo o motivo do Círio também ser a renovação da Fé, pois foi com este sentimento que fiquei quando a procissão terminou. Foi na Corda que descobri que gratidão exige um esforço muito maior que abrir a boca para dizer "obrigado" e constatei que a ciência não é exata. Percebi o quão grande nós podemos ser quando acreditamos no poder divino, na interseção da padroeira e em nós mesmos, vi que dentro da gente mora um gigante Golias e um pequeno Davi, e que eu não fujo a esta regra. A "muralha" que não desmorona com nada, ficou com os olhos cheios de lágrimas ao ouvir um coral formado por crianças vestidas de anjo cantar:
Mãezinha do céu, eu não sei rezar / Só sei dizer: quero te amar
Azul é o seu manto, branco é seu véu / Mãezinha, eu quero te ver lá no céu.
Mãezinha do céu, mãe do puro amor /Jesus é seu filho, eu também o sou (...)
No Círio a gente descobre que apesar de termos sido feitos imagem e semelhança de Deus somos muito mais fracos que Ele, tanto que recorremos a interseção da Mãe do Filho Dele. Este ano, ao ver a imagem peregrina passar em procissão para a Igreja Matriz de Ananindeua, fiz um novo pedido à Nossa Senhora de Nazaré, mas desta vez nada de corda ou de promessa, estou certo de que Ela vai me conceder a graça, pois nunca deixa de rogar por nós.
Por falar deste ano... acho que a cidade nunca ficou tão contagiada pela festa nazarena quanto no Círio 2009. Hoje, a Região Metropolitana de Belém parou para assistir a passagem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em procissão com destino a Igreja Matriz de Ananindeua. Nem em época natalina a Rod. BR-316 fica enfeitada como ficou hoje.
Neste sábado, estarei na Trasladação novamente na Corda só que desta vez acompanhando a minha irmusca pagar a promessa dela e amanhã, domingo, estarei acompanhando o Círio de Nazaré 2009. Beatice? Não! Renovando a fé, agradecendo graças alcançadas e rezando. Junto comigo pelo menos dois milhões de romeiros, muitos na corda, outros levando maquetes, partes do corpo feito em cera e até carregando uma cruz pesada, também aqueles que seguem de joelhos a procissão e aquele rio de pessoas que acordam cedo apenas para ver a Senhora de Nazaré passar.
Feliz Círio!
Ainda quero está presente em uma festa do Círio.
ResponderExcluirabraços
Hugo
então te espero aqui ano que vem, Hugo!
ResponderExcluirAmigo eu vou sim...viu. Aproveito conheço a cidade...e conheço você amigo.
ResponderExcluirPodemos fazer uma programação bem legal e você ser o meu guia turistico...que tal?
Você tem msn?
Qualquer adiciona o meu ok.
huguinho_slo@hotmail.com
abraços na alma.
Hugo
missão aceita!
ResponderExcluir