Por Denilson D'Almeida
Foto: Fátima Almeida
Fonte de Pesquisa: Paratur
Fonte de Pesquisa: Paratur

Ilha de Algodoal - PA
Para quem já conhece a Ilha sabe que lá é o verdadeiro paraíso, onde quem vai pela primeira vez planeja logo voltar pela segunda.
Localizada a um pouco mais de 165 km de Belém, no município de Maracanã, a Ilha de Maiandeua (em tupi, "Mãe da Terra"), conhecida também por Algodoal devido a grande presença de uma planta nativa conhecida como Algodão de seda, é guardiã de uma fauna e flora genuinamente amazônica, ao mesmo tempo brasileira.
Como?
Simples. Nos 19 km² de Ilha podemos ver manguesais e ainda uma curiosidade, as praias da Região do Salgado paraense possuem uma peculiaridade ímpar, elas sofrem influência das marés dos Rios Amazônicos - o que proporciona a cada seis horas uma variação de nível de maré (alta e baixa).
Quatro vilas compõem a Ilha - Algodoal, Fortalezinha, Camboinha e Mocooca. Estas são separadas, em alguns pontos, por canais de maré. A população local é bastante receptiva e vivem da pesca e da agricultura de substência.
Para chegar em Algodoal a trajetória mais comum é pela Rodovia PA-127, que liga o município de Castanhal a Praia de Marudá (pertencente a cidade de Marapanim), de lá por apenas 5 reais você atravessa de barco para Maiandeua. A viagem de barco dura menos de uma hora e durante todo o percurso você se delicia com a Paisagem.
Um prêmio mais que merecido:A revista americana classificou a Praia da Princesa, na Vila de Algodoal, como uma das 10 mais bonitas do Brasil.
ja tive o previlegio de ir varias vezes pra quem vai a primeira volta por que e uma semsação massa
ResponderExcluir