As trilhas de Fortalezinha - Ilha de Maiandeua

Por do sol na praia do Mupéua, em Fortalezinha, Maracanã-PA. (foto: Denilson d'Almeida)
Antes de relembrar que Fortalezinha já foi um dos roteiros sugerido pelo Ensaiei um mochilão, permitam-me compartilhar esta foto que fiz do por do sol na praia do Mupéua. Que espetáculo da natureza, né não? Quando estive na ilha pela primeira vez prometi voltar porque queria fazer algumas das diversas trilhas que o lugar proporciona. Nesta postagem vou deter a um pouco - bem pouco mesmo - desta experiência, já que anteriormente falei sobre a magia de Fortalezinha e também sobre como podemos chegar até lá. Ah! Vale dizer que desta vez fui de carro e apesar de um bom trecho da estrada até a vila de Quarenta do Mocoóca ser de terra batida (piçarra) foi uma viagem tranquila. Durou menos de 3 horas. O acesso é pela estrada que liga Igarapé-Açú a Maracanã. Oito quilômetros depois de Igarapé-Açú a gente dobra à esquerda num trevo e segue a estrada, passando por várias comunidades até chegar na Vila Quatro Bocas - é nela que pegamos o ramal de terra batida e seguimos até Mocoóca. Há uma placa indicando, na entrada deste ramal.
Trilhas
Antes de falar sobre as trilhas, devo ressaltar que acabei retornando a Fortalezinha no período de estiagem (seca, pouca chuva). Logo a paisagem estava bem diferente da vez anterior em que estive por lá. Desta vez a grama estava seca, amarelada - ainda assim a ilha é um paraíso! Uma das trilhas é até a 'Casa de Pedra' - construção erguida por padres Jesuítas, segundo contam os nativos. Esta edificação - hoje praticamente em ruínas - foi o início do povoamento da comunidade praticamente, tendo sido construído para servir de forte (daí o nome Fortalezinha). Hoje a casa de pedra fica atrás de um casa em construção que quando ficar pronta certamente poderá esconder este patrimônio histórico. A casa de pedra não fica distante da vila, pelo contrário, fica na rua que poderíamos chamar de "beira mar". Infelizmente não fiz fotos da edificação (espero fazer na próxima viagem). Levar protetor solar e uma garrafinha de água é obrigatório.
Placas rústicas estão espalhadas pelas ruas e algumas cabanas de Fortalezinha. Elas indicam as trilhas e o que podemos encontrar por lá. Outra trilha que fiz foi até o campo do cajueiro. A priori, não oferece nada de extraordinário a título de curiosidade. Mas entre um metro e outro a gente encontra algo peculiar - os próprios cajueiros, por exemplo, apresentam formas colossais (gigantes) que podem render boas fotos. Muitas árvores frutíferas estão nesse campo. No caminho você pode esbarrar com gados - muito comum por ali os bois e vacas andarem soltos. Os cachorros na ilha acabam sendo grandes companheiros nessas trilhas, pode acreditar.
Nesta área de campo é que fica o Furo Velho e o Lago Grande - não cheguei até eles, mas também quero ir até a próxima.
Mais fotos de Fortalezinha que compartilho com vocês.

Paisagem em Fortalezinha
Kitesurf é um dos esportes mais praticados na ilha
Mangue em Fortalezinha

Comentários