Trilhas garantem passeios baratinhos no Rio de Janeiro

Trilha na Pedra da Gávea. Aventura. (Foto: Renato Budag)
Você, turista, viajante, consegue "sobreviver" 5 dias no Rio de Janeiro (RJ) com apenas 200 reais? Acredite, eu consegui este feito! Foi durante uma viagem que fiz há cerca de dois anos e esqueci o dinheiro em casa. Só me dei conta do valor quando já estava embarcando no avião em Belém. Por sorte, as passagens estavam pagas e estadia também (sempre alugo um apartamento mobiliado cujo valor é bem em conta). A solução foi alterar todo o roteiro planejado e substituir os passeios - um deles para Angra dos Reis - por trilhas. Aliás, acho que fazer passeios por trilhas é a principal sugestão nesta postagem e a Cidade Maravilhosa é abençoada nesse quesito. A caminhada é uma aventura que desafia os limites do teu corpo e te presenteia com uma paisagem sensacional. Há muitas trilhas gratuitas, outras que é importante ter um guia (aí o valor varia). Nessa época nem me atentava sobre ter este blog com dicas de viagens... Tenho poucas fotos destes momentos.
Entre as trilhas que fiz no RJ estão a da Pedra da Gávea e a trilha bonita, que leva ao topo do Morro Dois irmãos, no alto da comunidade [não gosto do termo favela] do Vidigal, na zona Sul. Vou atentar principalmente para a trilha bonita, por ser gratuita e fácil de fazer - leva cerca de 40 minutos para se chegar ao topo do morro.
Trilha bonita - morro Dois irmãos

Pois bem, para chegar a trilha o acesso é pela comunidade do Vidigal. Há várias linhas de ônibus que deixam a gente na entrada da comunidade. A dica que dou é você consultar o GPS no celular e também pesquisar na internet para encontrar a melhor forma de se chegar ao local. No meu caso, saiu melhor eu pegar um metrô, em Copacabana, depois um ônibus. Dependendo de onde você estiver, um ônibus apenas pode ser usado.
Quando você chega ao Vidigal podes subir a comunidade a pés ou pegar vans que circulam internamente. A opção mais rápida e que não sai caro é pegar um mototáxi que deixa bem na entrada da trilha. Chamam de bonita porque não é difícil de fazer, há poucos obstáculos naturais. O principal adversário dessa jornada pode ser o seu condicionamento físico. É importante ir com uma mochila com água, dependendo do caso um lanche saudável (fruta), mas lembre-se de armazenar o seu próprio lixo.
No alto do morro você tem uma visão de 360° do Rio de Janeiro, apreciando toda a zona Sul, Niterói.
(Vista do alto do Morro Dois Irmãos, RJ. Foto: Denilson d'Almeida)
Trilha da Pedra da Gávea
Aquela tradicional foto no ponto da carrasqueira
Apesar de ser uma boa sugestão para compartilhar com vocês, devo admitir que tenho uma pequena frustração em relação a esta trilha pois só consegui completar cerca de 80% dela - chegando até a parte da carrasqueira. Isto porque deste ponto em diante seria necessário alguns recursos e acessórios como corda e um guia. Tenham cuidados. Não levem bolsas de lado. O ideal é mochila e com poucas coisas dentro, principalmente água. Ainda assim, recomendo vocês a embarcarem nessa aventura e, olha, subir a Pedra da Gávea pela trilha tradicional - que foi a que fiz requer um excelente preparo físico. Você caminha por pedras, raízes, escala rochas. É desafiador e ao mesmo tempo prazeroso. Você se sente gigante por encarar tamanha aventura. O aconselhável é fazer a trilha cedo, iniciando pela manhã - são mais de 3 horas de subida até o topo.
A Pedra da Gávea está localizada entre os Bairros de São Conrado e a Barra da Tijuca e é uma das mais altas do Rio de Janeiro. O acesso é pelo Parque Nacional da Tijuca. Dá para chegar ao início da trilha de carro, depois somente a pés. O seu nome e telefone para contato tem que ser fornecido na guarita, por questões de segurança.
Fui no período do ano em que a cachoeira estava "seca". A trilha é sinalizada.
O por do sol, visto do topo do Morro Dois Irmãos

Comentários