O restaurante ribeirinho chama a atenção de quem navega pelas águas do rio Pratiquara, na ilha de Mosqueiro. A estrutura rústica de madeira foi erguida em balsas artesanais que flutuam sobre 60 mil garrafas pets - muitas delas colhidas da própria margem do igarapé onde foram despejadas irregularmente nas águas. A proposta ecológica e sustentável torna o Sítio Pratiquara, um modelo inovador para o ecoturismo na Região Metropolitana de Belém. O lugar também oferece trilhas pela mata e consiste num dos melhores destinos de viagem ainda pouco conhecido - até mesmo por quem mora na ilha.
O ribeirinho Nonato Marques, proprietário do restaurante, foi quem construiu a estrutura. A ideia surgiu há cerca de 6 anos anos quando ele passou a recolher as garrafas do rio que sujavam e poluíam o ecossistema local. “O sítio já funcionava para trilhas devido as muitas espécies que temos na região, a maioria delas estudadas por botânicos e pesquisadores”, comentou Nonato.
Num passeio de canoa ele retirou das margens do rio Pratiquara dezenas de garrafas e como não iria ter onde despejar tanto material ele resolveu construir uma espécie de “deck” com as garrafas de plástico. Aos poucos a ideia foi se ampliando e o deck se tornou uma espécie de trapiche flutuante onde aportavam lanchas e jet-ski. “Agora montamos uma estrutura para o restaurante e recebemos muitos turistas”, frisou o Nonato.
Estrutura com espaços que funcionam como piscina natural entre as mesas |
A iniciativa deu certo. A estrutura do trapiche ecológico reserva ainda um espaço semelhante a piscinas naturais para crianças e áreas para o banho de sol. Quem não se arrisca a ficar no espaço flutuante pode ficar na palafita onde um redário foi montado.
“O carro-chefe do cardápio que a gente oferece é camarão no bafo, o peixe assado de brasa e o filhote grelhado. Os pratos podem vir acompanhados de açaí colhido aqui mesmo na ilha”, pontuou Nonato, ao destacar que de agosto a novembro é o melhor período para fazer as trilhas pelo Sítio Pratiquara.
Por ser distante da área urbana, a atmosfera bucólica garante a tranquilidade do passeio.
O acesso ao Sítio Pratiquara é feito somente em pequenas embarcações que partem do porto do Maracajá, no final da rua Siqueira Mendes, na Vila. O único contratempo é que não há uma saída regular de barcos para fazer a travessia. É preciso fretar uma rabeta ou lancha ou popopô (pequenas embarcações). Os valores do frete custa a partir de 30 reais. A viagem de barco leva em média 30 minutos.
Aquela relaxada no redário e um selfie para registrar o momento |
DICA DO BLOG: Quem for em grupo, recomendo conseguir entrar em contato previamente com o seu Nonato e fechar um pacote. Quando estive lá, em junho deste ano, ele me ofereceu um pacote de R$ 80 por pessoas que inclua a travessia de barco (ida e volta) e buffet livre para almoço (podia se servir a vontade).
Sítio Pratiquara
Como chegar
- De barco
Do porto do Pelé, no bairro do Maracajá, na Vila.
Frete das embarcações a partir de 30 reais
*O Nonato pode articular a travessia, se o passeio for agendado com antecedência.
Contatos: (91) 98842.8028 / 98081.9022
Contato do barqueiro Zezinho: (91) 98765.8727
Comentários
Postar um comentário