Mosqueiro: O turismo de aventura na bucólica

foto: Fabrício Lima/Manduka

Conhecida pelas praias onde o rio faz onda, a bucólica ilha de Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, também é um dos destinos mais procurados para os amantes de esportes radicais. Ciclistas costumam promover pedaladas ao longo da orla e também por trilhas, mas é nas praias do Farol, Murubira, Marahu, Cachimbo e Baía do Sol que o turismo de aventura tem se destacado. 
Isto porque estas praias estão na rota dos amantes de surf e principalmente stand up paddle - ou SUP, como é mais chamado. Neste esporte aquático se utilizam pranchas em que se rema em pé. Também é comum ver atletas velejando por essas praias e na do Chapéu Virado. 
Morador nativo da ilha e um dos pioneiros que levaram os desportos aquáticos para Mosqueiro, Fabrício Lima – o Manduka – tem acompanhado a evolução do turismo de aventura na região. “Começou em meados da década de 1990, de uma forma bem tímida. Com o advento da internet grupos de surfistas começaram se formar e frequentar mais a ilha”, relembra. “Acho que hoje somos a única região de praias de rio com esportes de aventura”, orgulha-se. 
A partir de julho, quando começa a temporada de verão o movimento de surfistas em direção a praia do Cachimbo aumenta. Esta praia é bem pouco frequentada e fica próxima do Marahu. O cenário nela é exuberante e um dos melhores locais para apreciar o por do sol, inclusive. 
No entanto o SUP é esporte aquático que mais se destaca na ilha. “Está muito forte. Todo final de semana tem grupos na ilha, alguns até com estrangeiros que vem conhecer as praias, furos e igarapés para praticar o SUP”, comenta Manduka. 
Geralmente os grupos de SUP frequentam Mosqueiro de quinta a domingo e já chegam com rotas de passeios traçadas. Já houve casos em que os atletas seguiram de Mosqueiro até a ilha de Outeiro remando sobre a prancha - um percurso de 20 Km sobre as águas. Geralmente a praia mais frequentada por estes grupos é a do Marahu. 
A ilha oferece opções de hospedagem para este público, mas geralmente eles optam por alugar casas de veraneio para passar o final de semana.

Comentários